História

O Maracatu, para quem já conhece um pouco, sabe que tem o poder de despertar muitas emoções em todos quando é descoberto. Essas emoções, em 2010, atingiram um grupo de amigos em Maringá, e quando chega não existe maneira de não se envolver cada vez mais. A influência para atingi-los veio de vários cantos: Ribeirão Preto, Avaré, São Paulo e Londrina.



Com um pouco de cada canto, esse grupo passou a investir em instrumentos e dar início ao estudo dessa cultura. Para tanto, foram feitas oficinas quinzenalmente ministradas pelos pioneiros do Maracatu em Maringá e por Rafael Poujo, percussionista que já conhecia um dos nossos integrantes por já terem tocado juntos, naquele momento residia em Londrina e era integrante do Grupo de Maracatu Semente de Angola.
A partir daí começou-se uma parceria entre esses dois grupos do norte do Paraná. Os laços foram fundamentais para dar força ao grupo que ainda não existia em Maringá, e devido a encontros e vivências possibilitadas pelo Semente de Angola pudemos crescer cercados de amparo e orientação.
No ano de 2011 fomos acolhidos duas vezes em Londrina para vivências com o Maracatu, conhecendo a casa da Mãe Vilma (Yá Mukumbi) e também recebendo todo o fundamento da Nação de Maracatu Porto Rico pelo batuqueiro Água. Foi nesse ano que o grupo se contitui de fato e pudemos caminhar com autonomia, amparados também pela Mãe Lourdes (Yá Sandyá) que nos acolheu em sua casa de Candomblé em Maringá, o Ylê Axé Oyá.
Ya Sandyá, além de nos acolher, nos reconheceu no jogo de búzios como apadrinhados de Yansã – dona dos ventos, tempestades e do fogo, bela, forte e tempestuosa. Por isso o verde e rosa como cores oficiais do grupo em respeito a esse orixá tão poderoso que nos garante tanto axé.
Acreditamos que o grupo tenha uma grande força para enriquecer o cenário cultural maringaense, tanto por promoções do próprio município quanto por iniciativas independentes para levar o Maracatu e a cultura afro descente e nordestina para dentro das escolas e bairros de Maringá.
Já estivemos e procuramos ainda estar presentes nos bairros do Jd. Alvorada, Santa Felicidade, nas proximidades da UEM e também Sarandi. O grupo, ainda que constituído na sua maioria por estudantes da Universidade Estadual de Maringá, é um grupo maringaense e que ainda está buscando o seu espaço na cidade. Nossos ensaios ocorrem dentro da universidade e são abertos a todos que se interessarem em participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário